sexta-feira, 12 de junho de 2009

IGREJA DE ALAGADOS – RENUB (SALVADOR – BA, 1979 – JOÃO FILGUEIRAS LIMA, LELÉ)

A igreja dos Alagados foi implantada no alto dominando a paisagem urbana local e contrastando com as construções pobres do entorno. O uso de materiais simples como o tijolo, a telha de barro e a madeira no exterior contribuem para minimizar esse contraste com a área em que a igreja está inserida.

As alvenarias de tijolos aparentes interna e externamente na construção provocam pouco contraste e quase nenhuma surpresa ao telespectador, pois se trata de materiais semelhantes nos dois espaços, dando uma continuidade do exterior ao interior.

Essa insípida obra de tijolos cria uma imagem exterior dura, quadrada, rígida e a sensação de clausura, fechamento e falta de luz. No vão correspondente a nave existem venezianas fixas de madeira garantindo ventilação, e na parede correspondente ao altar foi colocado um vitral disfarçado exteriormente criando uma sensação de clausura, composto por elementos de vidro colorido fixado entre os tijolos, de modo a criar, como convém, luminosidade mais intensa nessa área, além de efeitos de luz que surpreendem o espectador, criando um espaço interior mais complexo.

O pátio de acesso atua como um espaço intermediário entre o exterior e o interior, e se comunica com a nave por meio de grandes portas de madeira. A área do pátio pode se incorporar ao espaço interno em ocasiões que se deseje ampliar a capacidade da nave (assim como a área lateral da edificação que pode ser usada para missas como púlpito ao ar livre), funcionando assim como um prolongamento descoberto do espaço interno.

A solução das abóbadas formadas por grandes arcadas de contorno com fechamento de madeira e revestidas de forma compacta na seção superior por laje nervurada, talvez tenha sido determinada por forças espaciais exteriores, mais do que pela estrutura inerente da forma.




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